segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O que você precisa de saber para uma boa mamada!

Primeiro que tudo, é extremamente importante uma mãe olhar pelo seu bem-estar já que a qualidade do seu leite reflete o seu cuidado com a alimentação. Para tal, é ideal que tente obter da alimentação todos os nutrientes necessários, somando também 500 calorias a mais, que serão posteriormente consumidas pelo bebé através do leite.
Deve dar especial atenção ao consumo de proteínas:

-Melhoram substancialmente a qualidade do leite
-Contribuem para a satisfação do bebé
-Maior crescimento.
Por isso, caso o seu bebé esteja constantemente a chuchar, ou você possua pouco leite, é recomendado o maior aporte de proteínas na sua alimentação.

Como aumentar este aporte?

Não se preocupe. Não precisa de estar a comer todos os bifes que vê a frente, nem consumir quantidades substanciais de queijo. Basta por exemplo aumentar a quantidade de refeições, por exemplo mais dois lanches por dia. Evitando claro, as calorias vazias, como bolos, doces, ou biscoitos (não trazem nutrientes mas trazem nem qualquer beneficio). Não se preocupe com o ganho de peso, pois as calorias extra serão consumidas pelo seu bebé.


Deve ingerir bastantes líquidos, evitando o café, chocolate, ou colas. Porquê?

O bebe estará a ingerir ½ a 1 litro de água através do leite, agua essa que precisa de ser renovada. Para isso, a mãe deverá consumir cerca de 3 litros de água por dia. Também tem outras alternativas como chás de ervas, sumos de fruta diluídos ou alternativas do café. Desta forma, não será preciso dar água extra ao seu bebé. O leite será suficiente.


Existem várias posições diferentes para amamentar o seu bebé:

O berço

O berço cruzado

O aperto

Deitados de lado


Dor durante o posicionamento!

É comum a mães terem os mamilos ligeiramente sensíveis durante vários dias após o parto. Não se preocupe !!

-Tente as vezes que forem necessárias até a dor acalmar;
-Assegure-se que a boca do bebé está bem aberta, como se estivesse a bocejar, e aproxime o bebé do peito, certificando-se que o lábio inferior do bebé está virado para fora;
-Verifique sempre a forma do mamilo quando o bebé acaba. Uma forma beliscada é sinal que o maxilar inferior do bebé está a fechar sobre o mamilo e não sobre o peito;
-Caso a dor persista ou fique com os mamilos gretados, consulte um profissional de saúde, por exemplo um consultor ou especialista em amamentação.

Na figura seguinte está representada a forma correta da pega do mamilo.




Sem comentários:

Enviar um comentário