domingo, 22 de novembro de 2015

Diga NÃO ao medo de amamentar

  A amamentação é um momento muito especial tanto para a mamã como para o bebé, no entanto, o medo de amamentar é comum entre as grávidas e as recém mamãs. São vários os pensamentos que criam o medo de amamentar, tais como: "Será que vou ser capaz de amamentar o meu bebé?" e "Dizem que amamentar dói, não sei se vou conseguir!" e, hoje iremos falar um pouco sobre cada um desses medos e ajudar as mamãs a vencê-los.

"Será que vou ser capaz de amamentar o meu bebé?"

As mulheres ao longo da gravidez vão imaginando como será a primeira vez em que vão amamentar o seu bebé e, esse momento, é de facto um dos momentos mais marcantes logo a seguir ao parto. Apesar deste acontecimento surgir naturalmente, as mamãs durante a gravidez devem ler alguns conceitos sobre a amamentação para as ajudar quando chegar a hora, como por exemplo a forma de posicionar o bebé corretamente e como colocar o peito na boca do bebé. Mas, quando chega o momento de amamentar é tudo muito mais fácil do que parece.
Conselho: Se este é um dos seus medos de amamentar, pesquise alguns conceitos sobre a amamentação até achar que se sente confortável com este tema.

"Dizem que amamentar dói, não sei se vou conseguir!"

Outro medo muito comum entre as grávidas e as mamãs é a dor que pode provocar o amamentar. É muito frequente ouvir alguns dos seguintes comentários entres as mamãs: "A minha vizinha diz que amamentar dói muito e que até começou a sangrar do peito" e "Às vezes os peitos ficam muito duros e dói imenso, não quero amamentar!" no entanto, a experiência de amamentar é diferente entre todas as mamãs. Geralmente, nos primeiros dias de amamentação é normal que as mamãs sintam alguma dor nos seios porque eles ainda estão sensíveis à amamentação e estão a "habituar-se" àquela nova fase mas, logo após uns dias as mamãs habituam-se e não sentem qualquer dor. No entanto, por vezes os mamilos ficam com algumas fissuras e têm pequenos sangramentos o que pode provocar alguma dor à mamã. Estas fissuras devem-se essencialmente a uma pega incorreta do bebé ao peito da mãe e por isso, a mamã deve assegurar-se de que o seu bebé está a pegar corretamente no peito.
A questão do seios às vezes ficarem duros è facilmente explicável porque, nos primeiros dias de vida os bebés consomem menos leite do que a mãe está a produzir e por isso, os peitos ficam duros e um pouco doridos. Para evitar que eles fiquem duros deve retirar leite com a bomba entre as mamadas do seu bebé e assim irá sentir o seio mais "aliviado".
Conselho: Esteja relaxada na hora de amamentar e não pense na dor que pode provocar. Assegure-se de que o seu bebé pega corretamente no peito e, se achar que os seus seios estão a ficar duros retire leite com a bomba entre as mamadas.




Sem comentários:

Enviar um comentário